Sobre organização de componentes com pré-processadores

No último artigo dei uma passada pelo Grunt e mostrei como ele pode ajudar a otimizar suas tarefas. Se você usa pré-processadores a organização dos componentes é essencial...

Breve introdução

Na eterna dúvida entre usar SASS ou LESS, acabei optando por LESS. Não tenho uma explicação certa, mas acredito que foi pelo fato do Bootstrap (na qual baseei meu Framework) usar LESS (apesar de ter uma adaptação em SASS). O fato dele ser baseado em JavaScript também me agradou.

O SASS é mais robusto e tem plugins interessantíssimos como o Compass. O gerador de sprites dele é uma mão na roda e sinto falta disso no LESS.

De qualquer forma vou mostrar minha organização baseada nos testes que fiz durante o desenvolvimento do Framework usando LESS, o que não significa que não possa ser adaptado para qualquer outro pré-processador.

Separação dos arquivos no Framework

Dentro da pasta css tenho a pasta less e nela separo meus arquivos em mais duas pastas: bootstrap e framework.

Explico a seguir:

  • bootstrap: Ficam todos os “.less” do Bootstrap. Deixo-os em uma pasta separadas. Não posso modificar os arquivos nesse momento. Me impediria de atualizar o Boostrap para novas versões.
  • framework: Adiciono novos componentes e “estendo” os componentes do Bootstrap. Qualquer modificação nos módulos padrões do Framework é feita nessa pasta.

Separação dos arquivos nos projetos

Agora imaginem que chegou um novo projeto e já fizemos toda a avaliação dos componentes que serão usados (vou explicar esse fluxo em outro artigo):

  1. Copio os arquivos base do Framework para meu novo projeto.
  2. Dentro da pasta less, crio uma pasta chamada components.
  3. Nela adiciono todos os componentes que vou utilizar. Tanto da pasta bootstrap quanto da pasta framework.
  4. Dentro dessa pasta posso modificar qualquer “.less” (já que não vou atualizar o Bootstrap nos projetos em andamento) e é onde adiciono novos componentes específicos do projeto.
  5. Costumo também “mesclar” as extensões do Framework aos componentes do Bootstrap, além de é claro, limpar qualquer código desnecessário (costumo deixar para o final).

Na raiz da pasta less crio mais dois arquivos: project.less e style.less. Explico na sequencia:

  • project.less: Coloco tudo que não se encaixa em “componente”, detalhes especificos de cada página, entre outras coisas.
  • style.less: É onde chamo todos os “.less” e peço para gerar um “style.css”. Todos os componentes (e também o project.less) que estou utilizando são chamados nesse arquivo.

Para gerar o CSS

Hoje uso o Grunt para fazer essa tarefa.

Escrevi esse artigo, após alguns amigos perguntarem sobre como costumo organizar os arquivos usando pré-processadores. Espero que contribua de alguma forma.