Retrospectiva 2013

Último dia de trabalho no ano, e é o momento ideal para analisar o que foi feito, reforçar as bases e se preparar para ter um 2014 ainda mais produtivo.

Vou começar pelo fim, e agradecer antes de entrar na retrospectiva, pois nada seria possível sem as pessoas que estiveram do meu lado me apoiando ou contribuindo de alguma forma.

  • Agradeço os amigos desenvolvedores que fiz esse ano (e foram muitos!), citarei alguns no texto, caso esqueça alguém não fiquem bravos, pois poderia cometer a injustiça de esquecer alguns.
  • A Trend-i, empresa que trabalho e me apoiou nos projetos (incluindo os pessoais!) e nas conquistas desse ano.
  • Aos meus amigos de longa data, os ótimos momentos foram muitos e constantes (normalmente a base de cerveja :p).
  • Namorada, que esteve do meu lado e deu forças quando mais precisei (horrível 2012) e esse ano solidificamos ainda mais esse relacionamento.
  • Minha familia, mesmo estando longe, é a base de tudo e aonde nos situamos.

Vou separar o ano em trimestres, nesses :

Janeiro / Fevereiro / Março

A palestra do Zeno Rocha e do Bernard no Front in Sampa 2012 foi essencial para eu tomar uma iniciativa que mudaria muito positivamente esse ano. Criei um Framework que mostrou-se muito assertivo e que serviu de base para quase tudo que fiz esse ano.

Ali foi meu primeiro contato com o Bootstrap (tinha aversão a frameworks) e com pré-processadores (tinha ainda mais aversão em usar coisas que não fossem 'old-school').

No fim de março, o Thiago Genuíno entrou na empresa, profissional Back-End genial com um pé em Front-End (já devem ter visto ele nos grupos de Front da vida), além de ajudar a aumentar em uns 1000% meu entendimento em javascript, virou um grande parceiro de projetos e de bar.

Abril / Maio / Junho

Tive os primeiros contatos com o nodeJs, mais especificamente com o Docpad, percebi um mundo novo, cheio de possibilidades e isso me entusiasmou bastante.

Para começar a brincar com essas coisas, criei esse site, curioso que o Sérgio Lopes estava migrando o site dele para Docpad e foi ótima a troca de experiências nesse período.

Por consequência comecei a usar o Github, algo até então "distante" para mim. Palavras como "terminal" ou "linha de comando" me assustavam e foi o momento de quebrar essa barreira.

Em meados de maio fui no #tablelessconf, evento bacana. Lá ou através desse evento conheci pessoas como José Freire, Matheus Marabesi, Juarez Filho e o Elvis Detona.

No fim de maio conheci o Grunt e posso facilmente dividir minha vida profissional em A.G (antes do Grunt) e D.G (depois do Grunt). Implementei ele no meu framework e consequentemente no meu workflow e a evolução que tive depois disso foi MUITO grande.

Nesse período conheci desenvolvedores de alto nível e que se tornaram bons amigos, como o Diogo Moretti, Anderson Aguiar, Felipe Trova, Raphael Fabeni Fabrício Silva, além do mestre Vitor Britto.

Julho/ Agosto / Setembro

Em julho tirei férias, foi meio maluca, mas consegui descansar um pouco.

Nesse trimestre escrevi o artigo Um conto sobre componentização e quebra de paradigmas, que considero o post mais relevante por aqui.

Criei projetinhos simples como Social Media Box, Button Progress.

Em seguinda rolou dois projetinhos mais relevantes com ajuda do meu parceiro fodástico de UX, Luigi Nista. Foram eles Table Responsive e Table Responsive - Action.

Chegou o Front in Sampa 2013, dia muito bacana e com um Happy Hour matador no final, conheci novas pessoas e reencontrei amigos como Jacqueline Alves, o mano Suissa, Bernard de Luna e Zeno Rocha.

:D

Outubro / Novembro / Dezembro

Junto com o Thiago Genuino criei o Piano Keyboard, projeto divertidíssimo de desenvolver e que teve tanta visita no lançamento que simplesmente derrubou a hospedagem (e ai... Hello Github Pages c/c Diogo Moretti).

Para homenagear esse produtivo ano, desenvolvi uma espécie de "Cartman-Crescido-Vestido-De-Papai-Noel, tosquissimo, mas vale a intenção.

E quando achei que não aconteceria mais nada... para fechar o ano, minha primeira contribuição foi aceita no Bootstrap e deve estar disponível nas próximas versões. Fiquei muito feliz, pois é um projeto que nutro muita admiração e está presente no meu Workflow.

Um abraço especial para os amigos devs do tuiter, como Kallyver, Roberto Alves, Tammy Alcalá, Wagner Moreira e Rodrigo Rigotti.

E outro para o pessoal Trend-i, como Fabrício Vieira e Wellington Fialho.

É isso galera. 2013 foi um ótimo ano e faço votos de um 2014 ainda melhor para todos nós. Desejo muita criatividade e produtividade para todos vocês.

Feliz Natal e um ótimo Ano Novo!!