Desenvolvedoras e desenvolvedores do meu Brasil... Compartilhem conhecimento!

No fim esse texto todo é apenas licença poética de Filtro Solar...

Desenvolvedoras e desenvolvedores do meu Brasil: Nunca deixem de compartilhar conhecimento! Se eu pudesse dar só uma dica profissional seria esta: Compartilhem conhecimento!

Os benefícios a longo prazo De compartilhar conhecimento estão provados E comprovados pelas carreiras profissionais de muitas pessoas Já o resto de tudo que eu digo Não tem outra base confiável Além de meus próprios erros e acertos.

Aproveite bem o seu inicio de carreira Ou, então, esquece… Você nunca vai entender mesmo o quão legal é ser um Júnior até que tenha se tornado um Sênior. Mas daqui uns 10 anos você vai pensar na sua carreira E perceber de um jeito que você não percebe, hoje em dia, quantas oportunidades se escancaravam a sua frente… Ao contrário do que você possa pensar, provavelmente você já é muito bom hoje.

Não se preocupe em deixar o código perfeito Ou então preocupe-se, se quiser, Mas saiba que código perfeito é tão ilusório quanto pensar que você vai ser especialista em tudo que estudar.

Saiba que os piores bugs tendem a vir de features que nunca te preocuparam E te pegam às 5 da tarde de uma sexta-feira de um feriado emendado. Todo dia, aprenda pelo menos uma técnica que te desafie de verdade.

Não seja reclamão e chato no dia-a-dia. Não ature gente que deixa o clima ruim no trabalho. Não perca tempo com intrigas. Escreva commits descritivos.

Às vezes você vai aprender coisas complexas rapidamente, Às vezes vai demorar para aprender coisas simples, É assim com todo mundo. Não esqueça os elogios que receber. Aprenda com as criticas construtivas. Guarde seus primeiros projetos experimentais. Jogue fora os holerite velhos. Estique-se.

Não se sinta culpado por não ser sênior após alguns anos de profissão. Alguns dos developers mais fodas que conheço não eram sêniors aos 23. Na verdade os developers mais fodas que conheço nem ligam pra isso.

Faça atividades físicas. Continue praticando seus hobbies. Não deixe sua vida pessoal e sua família de lado Se não você vai sentir falta dessas coisas no futuro.

Talvez você mude de país, talvez não. Talvez trabalhe em grandes empresas, talvez não. Talvez fique pouco tempo nos empregos, talvez comemore aniversário de 10 anos em alguma empresa. As suas escolhas profissionais podem nem sempre ser as melhores, Mas faça o que fizer, não pense que seu emprego te torna melhor do que ninguém. Também não seja critico demais com você Cuidado com a Síndrome do Impostor.

Desfrute e não tenha medo de sua IDE, aprenda tudo que puder dela. É uma das mais importantes aliadas do seu dia-a-dia. Leia! Mesmo que não tenha tempo. Documente seu código, mesmo que nem sempre vá seguir depois. Não acompanhe todos os hypes, isso só vai fazer você se achar burro!

Não fique tantos dias até tarde no trabalho. Não passe tantas noites em claro estudando. Cuidado com os frameworks e libs que usar, Seja paciente com quem usa outra coisa. No fim são apenas abstrações da base que deveríamos aprender.

Vá em eventos. Dedique-se a conhecer pessoas. Ajude projetos Open Source. Seja paciente com os iniciantes. Organize eventos, mas cuidado para não enlouquecer.

Entenda que colegas de empresa vão e vem, mas não perca contato com eles. Esforce-se de verdade pra ser ético e tratar bem as pessoas no trabalho. Vá em muitos happy hours.

Talvez você tenha um bom emprego. Talvez você tenha um bom salário. Talvez você consiga uma boa aposentadoria. Mas não esqueça que tudo isso pode acabar. Não espere que o governo te ajude com nada. Seja responsável com seu dinheiro.

Aceite certas verdades imutáveis: hypes vão surgir, tecnologias vão desaparecer, você, também foi iniciante, mas vai ficar mais velho. E quando isso acontecer.. Você vai fantasiar que quando iniciou a carreira os hypes eram poucos, As tecnologias eram sólidas e simples E o mercado era melhor.

Talvez você não concorde com nada do que escrevi. Mas compartilhe seu conhecimento para outras pessoas discordarem e concordarem!

😉