Otimizando e Organizando as Media Queries

Quando o assunto é Mobile First, Media Queries e otimização de código eu tenho uma regra. Evitar ao máximo resetar propriedades

Começando do começo

Acabei de chegar da 9ª edição do Meetup CSS que teve como tema Media Queries, a talk foi muito bem apresentada pelo Matheus Marsiglio e em seguida tivemos um ótimo debate técnico sobre o assunto.

Fiquei feliz em saber que muita gente já está utilizando a abordagem de componentização de Media Queries, assunto que já abordei >nessa postagem e mais recentemente teve um artigo do Raphael Fabeni sobre isso.

Apesar de já ter falado sobre isso, o assunto é tão interessante e importante que vale um novo artigo.

“Transforma esse site em mobile ai?”

Alguns anos atrás, quando as pessoas começaram a perceber a importância de ter um site mobile e notaram que não havia sentido em ter duas versões para o mesmo site, começamos a aplicar o principio da responsividade nos nossos projetos.

Porém, nem nós, nem os clientes estávamos muito preparados para lidar com isso. E usávamos as armas que tínhamos para resolver essa questão, e essas armas podem ser resumidas em: muito display: none e muita propriedade resetada.

O normal naquele momento era ter uma folha de estilo separada, ou um espaço no final do arquivo, onde adaptávamos o projeto para a tal sonhada versão mobile.

Essa técnica tinha vários problemas. O site não era necessariamente pensado para dispositivos menores, ganhava somente uma adaptação. Fora todos os problemas de usabilidade, tínhamos outra grave questão: Manutenção.

Por mais que o código fosse organizado, era muito difícil e chato dar manutenção, e caso, por exemplo, alguma classe fosse retirada do CSS, nem sempre lembrávamos que ela estava duplicada em outro arquivo ou no fim do CSS, com isso o código ficava cheio de coisas desnecessárias que nem estavam sendo usadas.

Caso ainda esteja usando essa abordagem, talvez seja a hora de tentar utilizar outros conceitos.

E então o Mobile First ganhou força!

Após algum tempo, com as pessoas usando smartphones de forma frenética, começamos a dar mais importância para o acesso mobile. E isso foi crescendo de tal forma, que concluímos que fazia mais sentido começar a concepção do projeto, e também o código, por dispositivos com telas menores e ir crescendo progressivamente, essa técnica ficou conhecida como Mobile First.

O meu estilo de Mobile First :)

Como disse no inicio do artigo, quando se trata de otimizar o código para essa metodologia a minha principal regra é: Evitar ao máximo resetar propriedades.

É bom avisar, que o IE7 e IE8 ignora Media Queries, portanto caso tenha que fornecer suporte para esses navegadores recomendo o Respond.js (https://github.com/scottjehl/Respond). Assim tudo vai funcionar perfeitamente (até parece…) nesses navegadores.

O primeiro ponto, é que crio algumas variáveis de breakpoints e replico elas conforme a necessidade. Peguei esse costume no tempo em que usava o Bootstrap e mantive até hoje, eu acho que faz todo sentido e torna o fluxo mais fluido.

$screen-xs   = 480px // Extra small screen
$screen-sm   = 768px // Small screen
$screen-md   = 992px // Medium screen
$screen-lg   = 1200px // Large screen
$screen-xlg  = 1600px // Extra Large screen
$screen-xxlg = 1900px // Extra Large screen

$screen-xs-max  = ($screen-sm - 1)
$screen-sm-max  = ($screen-md - 1)
$screen-md-max  = ($screen-lg - 1)
$screen-lg-max  = ($screen-xlg - 1)
$screen-xlg-max = ($screen-xxlg - 1)

O segundo ponto é que eu uso Stylus e SEMPRE adiciono as linhas de Media Querie aninhadas dentro do elemento. E não no final do arquivo do componente, e muito menos em um arquivo separado.

.header
    @media (min-width $screen-sm)
       ...

O terceiro ponto, é que nos exemplos desse artigo não vou levar em consideração propriedades muito especificas de cada dispositivo, resoluções em retina, nem nada do tipo, mas o conceito é exatamente o mesmo.

Situação real

Vamos pensar na seguinte situação, que alias é muito comum: Você tem um menu, e a versão “mobile” e “desktop” são completamente diferentes uma da outra.

  • Na versão mobile ele deve ser fixo, com um botão hambúrguer e o menu só ficará visível após clicar no botão. Quando os itens estiverem visíveis, eles devem estar em blocos um abaixo do outro

Seria exatamente assim:

https://codepen.io/felipefialho/pen/jPvdgp

  • Já na versão desktop, ele deve estar sempre visível, não deve estar fixo e os itens devem ser posicionados um ao lado do outro

Então ele ficaria dessa forma:

https://codepen.io/felipefialho/pen/LVJaEG/

Observem que utilizo o mesmo HTML (Jade) em ambos os exemplos.

Agora vamos juntar os dois códigos seguindo a minha metodologia

https://codepen.io/felipefialho/pen/GJXeJv

Observem bem o código.

Como foi feito?

  • Tudo que é padrão para ambas as resoluções fica fora das Media Queries
  • Propriedades especificas, que só devem funcionar em determinada resolução, ficam dentro das Media Queries relacionadas

Eu não zerei nenhuma propriedade e evitei que código desnecessário fosse renderizado em resoluções que não deveriam funcionar.

“Mas se eu adicionar um monte de breakpoints aninhados dentro dos elementos não vou adicionar muito código extra?”

NÃO! 😄

Por sorte, temos plugins para o Grunt e para o Gulp que resolvem esse problema.

Eles vão fazer uma analise em todo o seu CSS, unificar as Media Queries iguais e jogar no fim do arquivo. Da mesma forma que era feito antes, mas sem precisar ter contato com esse código bagunçado.

Ficou claro? Gostaram do post? Aguardo feedbacks ;)