Por que todo desenvolvedor deve ir em eventos

Existem milhares de textos sobre a importância dos eventos para desenvolvedores, mas todos precisam entender que eventos podem mudar a carreiras

Eu já trabalhava como Desenvolvedor Front-End desde 2009, mas não conhecia muitas pessoas que atuavam na área. Talvez por esse motivo eu não era tão engajado na minha carreira.

Meu primeiro evento foi o Front in Sampa 2012. Eu lembro perfeitamente de algumas palestras, como sobre Design Responsivo do Sergio Lopes, sobre Acessibilidade do Horacio Soares e principalmente a polemica palestra chamada: Não faça freelas! apresentada pelo Zeno Rocha e pelo Bernard de Luna.

Por coincidência, alguns dias antes do evento eu tinha criado um Eric Cartman usando CSS e essa brincadeira foi mostrada nessa palestra, isso me deixou extremamente feliz e me deu disposição para desenvolver novos projetos.

Front in Sampa 2012

Essa foto é emblemática. Alguns anos depois muitas dessas pessoas tornaram-se desenvolvedores importantes no Brasil e no mundo.

Após esse evento, fui para casa com milhares de ideias. Comecei a estudar muito e passei a ser mais ativo na comunidade. Algum tempo depois desenvolvi um monte de projetos no Codepen, Piano Keyboard usando CSS e JavaScript, um Blog, o CSS Components, o Meetup CSS, ajudei a organizar a primeira Conferencia CSS Brasil e mais recentemente a org FrontEnd BR no Github.

Front in Sampa 2013

Eu duvido muito se todas essas coisas seriam possíveis se eu não tivesse ido para esse evento. Me senti inspirado para criar novos projetos e também em ajudar a melhorar a comunidade Front-End no Brasil.

Meetups e eventos pequenos são incríveis e fornecem um nível de interação e debate muito interessantes, mas os grandes eventos são uma imersão total e dão a oportunidade de passar o dia inteiro com vários desenvolvedores.

Front in Sampa 2014

Algumas dicas:

  • Vá solo e tente conhecer novas pessoas
  • Não se intimide
  • Escute as pessoas e as suas experiências, elas vão ser úteis para você
  • Nunca almoce sozinho
  • Mesmo que você não beba, vá para o happy hour após o evento
  • Faça contatos
  • Seja inspirado

Participei da organização da Conferência CSS Brasil e percebi o quanto é difícil organizar eventos desse tamanho. Muita energia, dinheiro e tempo de várias pessoas são necessários, e eu digo, não é nada fácil.

Então precisamos agradecer e valorizar os organizadores ao redor do mundo e a melhor maneira de fazer isso é indo aos eventos :)

Front in Sampa 2015

Portanto… você precisa ir em eventos!

Você vai aprender um monte de coisas novas, fazer novos amigos e ter várias ideias. Talvez esse seja o empurrão que a sua carreira está precisando para que você possa trilhar novos caminhos.

É nóis ;)