React, Angular ou Vue - Qual Framework JavaScript escolheria hoje? 🤔

Os Frameworks JavaScript mais relevantes do mercado já tem alguns anos de vida e hoje podemos dizer que todos eles são muito bons e passaram com tranquilidade no filtro do tempo.

Esse texto é uma versão em texto do vídeo: REACT, VUE ou ANGULAR - Qual framework JavaScript escolheria hoje que publiquei no meu canal no Youtube.

Vale a pena assistir! 😊


Introdução

Essa pergunta foi feita pelo Pablo Ferreira pelo LinkedIn e eu não vou fugir dela… ele perguntou na lata:

React ou Vue?

E pra eu me justificar 😋

Pergunta no LinkedIn

Eu poderia facilmente responder essa pergunta dizendo que depende do contexto e blablabla, mas não vou fazer isso embora de fato essa seja a resposta mais sensata 😅

Frameworks (ou libs) JavaScript

Tive a sorte de trabalhar com os 3 Frameworks mais populares do mercado, ou seja, trabalhei com Angular, Vue e React (e até com um pouquinho de Svelte).

Com o passar do tempo eles foram ficando cada vez mais parecidos com relação a coisas como performance ou mesmo as funcionalidades que eles trazem.

Acredito que as maiores diferenças hoje em dia estão na forma de escrever o código, que muda principalmente do React com relação ao Angular e Vue, e pelo fato do React não ser um Framework e sim uma lib.

Dessas 3 opções prefiro a forma de escrever código e resolução de paradigmas do React porque é a mais próxima do JavaScript e considero mais legível além de não precisar aprender tantas coisas quanto na forma de escrever componentes especialmente quando se trata do Angular, por exemplo.

Mas ao mesmo tempo tem a parte de arquitetura e aqui é onde tenho algumas ressalvas com relação ao React.

Svelte

Mas antes quero dizer que temos outros Frameworks de JavaScript bem interessantes no mercado.

Entre eles o Svelte que é um dos que tem a abordagem mais diferente atualmente, já que embora seja um Framework em tempo de desenvolvimento, ele transpila código em JavaScript puro após o build, se aproveitando ao máximo das funcionalidades mais recentes do EcmaScript, o que faz com que ele seja extremamente rápido e muito próximo de JavaScript vanilla.

Mas mesmo assim, apesar do Svelte já ter uns aninhos de estrada, não consideraria ele pra um cenário de ser core no produto principal de uma empresa por exemplo.

Principalmente levando em consideração o fato dele ter uma comunidade muito menor, menos opções de libs complementares e com certeza também daria muito mais trabalho para achar profissionais no mercado interessados em trabalhar com ele.

React

Voltando a falar dos 3 Frameworks principais que temos atualmente, como disse antes React não é um Framework e sim uma lib, então ele dá liberdade total pra que as próprias pessoas que vão atuar no projeto escolham quais outras libs vão utilizar e qual arquitetura o projeto vai ter.

Apesar de parecer positivo, e realmente isso seja em alguns cenários, é justamente isso que sempre me fez ter um pé atrás em escolher React em determinados projetos.

São muitas decisões para tomar, muitas formas diferentes de fazer a mesma coisa e muitas dessas decisões são subjetiva e muitas vezes baseadas em gostos pessoais e não costumo gostar muito quando decisões são tomadas baseadas em gostos pessoais e de forma subjetiva.

Não costumo gostar muito quando decisões são tomadas baseadas em gostos pessoais e de forma subjetiva.

Isso pode ser ruim, porque conforme as pessoas que tomaram essas decisões iniciais vão saindo do projeto, vai abrir margem grandes alterações na arquitetura e na estrutura do código, que muitas vezes também vão ser baseadas em gostos pessoais, sejam colocadas em prática.

Além disso nem sempre o projeto vai contar com uma documentação robusta explicando detalhadamente as abordagens e padrões que foram utilizadas e quais foram as motivações para as escolhas delas.

Por isso é bem comum que até mesmo dentro de uma mesma empresa, a arquitetura de projetos que utilizam React sejam bem diferentes entre si, mesmo que sejam projetos com escopos muito parecidos.

Angular e Vue

Já Angular possui um escopo muito mais fechado, com boa parte das definições sendo mais limitadas e não sendo muito recomendadas de se alterar.

Isso garante que os projetos sigam padrões e arquiteturas mais parecidas entre si, além disso possui um monte de funcionalidades que auxiliam durante o desenvolvimento.

Minha experiencia com Angular foi extremamente positiva, trabalhei mais de dois anos (quase três na verdade) com esse Framework e além da parte de arquitetura e padrões que já elogiei antes, também tem o TypeScript muito bem integrado, o que ajuda demais na escalabilidade de projetos (quem usa TypeScript em projetos grandes sabe do que estou falando).

Enquanto isso Vue faz um meio termo muito interessante entre o React e o Angular, dando sugestões de como devemos seguir com relação a padrões de código e arquitetura mas dando bastante flexibilidade pra alterar caso a gente queira

Além do Vue também ter várias funcionalidades acopladas que podemos utilizar caso faça sentido dentro de determinado projeto.

Os Frameworks de React - Next.js e Gatsby

Mas até aqui estou falando de React, Angular e Vue em suas versões “puras”, tudo isso mudou quando Frameworks baseados em React surgiram e então dois deles se destacaram mais:

E é justamente o Next.js que pra mim levou o ecossistema de React pra outro patamar.

Estabelecendo padrões nos projetos, definindo arquitetura, trazendo um monte de funcionalidades extremamente úteis, conta com uma documentação maravilhosa, possui Server Side Render e Static Site Generator nativos que resolve vários problemas de SEO, tem ótimos indices de performance, conta com uma comunidade bastante ativa, possui atualizações frequentes e é desenvolvido por uma empresa cada vez mais maior e confiável que é a Vercel.

Tudo isso se aproveitando de toda a confiabilidade, estabilidade e a forma de desenvolver componentes do React que já elogiei anteriormente.

Além disso tanto o Gatsby quanto o Next.js apresentam uma dev experience sensacional e quem trabalha com produtos sabe a diferente que isso faz no nosso dia a adia.

Apesar de o Vue também contar com o Nuxt.js que é uma espeecie de Next.js pro Vue e dele também ser um Framework com muitas funcionalidades e bastante interessante, o React com o Next.js leva mais uma vantagem que faz muita diferença:

Existe uma disponibilidade muito maior de profissionais e a adesão desse Framework é muito maior no mercado

Isso faz toda diferença porque uma das maiores dificuldades de escalar um projeto ou um produto está exatamente na contratação de pessoas e apesar do mercado de Vue também ser bem aquecido, React e seu ecossistema ainda tem larga vantagem nesse sentido e acho muito improvável que isso mude nos próximos anos.

Se apegue aos conceitos, não as tecnologias

Importante ressaltar que acho a curva de aprendizado entre os Frameworks JavaScript que citei muito tranquila.

Dificilmente uma pessoa que trabalha com React vai ter dificuldades pra trabalhar com Vue (ou Angular) e vice versa, inclusive considero importante que pessoas que trabalham com desenvolvimento se apeguem muito menos ao Framework em si e muito mais ao conceito que eles trazem e os problemas que eles resolvem, afinal de contas frameworks quase sempre são passageiros e vamos trabalhar com muitos deles no decorrer da carreira.

Frameworks quase sempre são passageiros e vamos trabalhar com muitos deles no decorrer da carreira.

Alias falo desse tema no vídeo sobre O que Front-end Developers precisam saber:

E também cheguei a rascunhar um pouco sobre assunto no vídeo sobre 10 coisas que faria se estivesse iniciando minha carreira como desenvolvedor (Front-end):

Mas ao mesmo tempo existe toda uma questão de demanda de mercado e isso pode influenciar com que pessoas achem melhor trabalhar e se “especializar” em determinados Frameworks ao invés de outros e o interesse em React acaba sendo maior nesse momento.

Respondendo de forma objetiva

Bom, dito tudo isso percebemos que os 3 Frameworks passaram com tranquilidade no filtro do tempo ou seja, foram se tornando cada vez mais confiáveis e estáveis com o passar do tempo.

Mas para finalizar vou responder essa pergunta de forma objetiva:

Em suas versões puras, entre Angular, Vue e React acho o Vue o mais equilibrado de todos e seria minha escolha padrão na maioria dos casos.

Nas versões puras desses frameworks acho o Vue o mais equilibrado de todos e seria minha escolha padrão na maioria dos casos

Deixando o Angular como alternativa para projetos que contam com um time composto por profissionais Fullstack com mais foco em Back-end ou mesmo em sistemas mais corporativos.

Mas considerando o cenário atual, com esses Frameworks de React que surgiram nos últimos anos, que como disse antes trouxeram funcionalidades incríveis além da consolidação de padrões e arquiteturas super bem definidas, atualmente eu provavelmente escolheria React rodando com Next.JS e TypeScript na grande maioria dos projetos 😁

Hoje escolheria React rodando com Next.JS e TypeScript na grande maioria dos projetos