Sobre inspirar pessoas com suas iniciativas

Um post sobre inspiração e comunidade de desenvolvimento

Eventos, Comunidade & Design

Mantenho meu site desde 2013. Queria estudar geradores estáticos (na época o Docpad) e comecei a desenvolver um site pessoal, pois dessa forma poderia aprender uma nova skill enquanto criava alguma coisa importante para meu desenvolvimento profissional. Pensei em compartilhar as coisas que estava aprendendo e aproveitei para adicionar um blog.

E uma das coisas que me motivam a escrever novos artigos é receber feedbacks, do tipo…

Cara, li o artigo X, e me deu ideias para fazer tal coisa no trabalho.

Ou mesmo

Li seu artigo e fiquei motivado para ter iniciativas importantes na minha vida!

É um sentimento fantástico saber que alguma coisa que você fez contribuiu ou está contribuindo positivamente na vida de alguém.

O #MeetupCSS

Em meados de 2014, fui em um Meetup de Angular no Google Brasil. Após o evento, fomos em um bar. Cerveja vai, cerveja vem e no meio da conversa percebi que não existia nenhum evento focado em CSS.

Cheguei em casa embriagado, criei o MeetupCSS, coloquei o Raphael Fabeni como organizador (avisei ele apenas no outro dia) e comecei a divulgar! Afinal… por que não? E o resto é história…

O MeetupCSS cresceu, hoje conta com mais de 1200 membros cadastrados e acredito que a gente encontrou um formato que se encaixou bem no que queríamos quando começamos a organizar o evento.

Nas primeiras edições, tínhamos duas talks, e acabava reduzindo muito o tempo de debate, que sem dúvidas é fundamental em um Meetup. Hoje temos uma talk ou palestra introdutória e depois uma roda de debate sobre o assunto abordado.

Nessa roda de debate, os desenvolvedores envolvidos no evento contam seus problemas, suas soluções e a forma que lidam com determinadas situações. É ao mesmo tempo uma troca de conhecimento extremamente rica e inspiradora para todos os envolvidos.

A nossa última edição foi fantástica, tivemos mais de 150 pessoas no Google Brasil durante a FrontEnd Week no mês de junho/2016.

#MeetupCSS no Google Brasil #MeetupCSS no Google Brasil

E o mais importante é que o MeetupCSS serviu de inspiração para a criação de outros Meetups e eventos. Como Matheus Marsiglio contou no último Dev na Estrada, ele e o Guilherme Moura se conheceram no Meetup CSS e tiveram a ideia de criar o FrontUX (FrontUX), que se tornou uma verdadeira referência entre os Meetups do Brasil e conta com quase 2000 membros.

A Front-End Week em São Paulo

No fim de junho/2016 rolou a sensacional Front-End Week, como conta o Afonso Pacifer, aqui em São Paulo… e tudo aconteceu por acaso.

Sabíamos que iria rolar o Front in Sampa no sábado e o Code in the Dark na sexta. Aí pensei… porque não aproveitar a galera de outros estados que iriam estar em São Paulo e fazer o MeetupCSS na quinta?

Conversei com o Raphael Fabeni, ele curtiu a ideia e começamos a nos organizar. Em paralelo mandei um áudio para o Matheus Marsiglio perguntando se ele toparia fazer o FrontUX na quarta, ele topou na hora!

Quase que por osmose outros eventos da cidade, como o FEMUG SP e o Meetup JSSP, também se encaixaram nessa semana.

Gif de pessoas batendo palmas

Foi uma semana simplesmente SENSACIONAL.

O Front-End Brasil no Github

Logo do Front-end BR

Desde o ano passado eu reclamava de não ter um espaço consolidado para Front-Enders brasileiros debaterem e trocarem ideias sobre temas da nossa área.

Apesar de ótimos locais para divulgar projetos e artigos, sites como o Facebook ou ferramentas como Slack ou Telegram nunca me deixaram satisfeitos pelo fato de serem FECHADAS e não gerarem escalabilidade pela internet. Todas as discussões e debates que acontecem nessas ferramentas, ficam trancadas dentro delas, sendo impossível fazer uma busca no Google, ou outro mecanismo de busca, e acessar as informações.

Eu tinha um repositório no Github chamado Poste Mais e tinham acontecido debates interessantes por lá. Então pensei… porque não o Github? Soltei esse tuite e percebi que várias pessoas tinham a mesma opinião.

Sem pestanejar criei a organização, o repositório de Fórum e coloquei uma galera super ativa nas comunidades para ajudar na organização.

O que aconteceu nos últimos meses foi ESPETACULAR. Houveram algumas discussões simplesmente épicas, com um nível de debate e respeito incrível.

Só para citar algumas:

Além desses tópicos que são épicos pelo teor de motivação presentes neles:

E tem um tópico chamado **Obrigado FrontendBr** que é simplesmente o que me motiva a criar iniciativas desse tipo. O usuário napalmdev relatou como ele conseguiu através do nosso fórum: consumir informação, aprender, ver relatos que o motivaram e ainda conseguir um trabalho REMOTO através do nosso repositório de vagas.

Fala galera, queria antes de mais nada expressar minha imensa gratidão a esta iniciativa e a todos que contribuem com ela, e deixar esta issue pra quem quiser deixar seu depoimento de agradecimento, assim como o meu aqui \o/.

Desde a abertura deste Fórum, eu consumi muita informação boa em issues incríveis, salvei links valiosos para meus estudos de Inglês, vi relatos muitos interessantes sobre quem trabalha na gringa, e quem trabalha em Home Office, mudei de opinião e ponto de vista vááááárias vezes, conheci uma porrada de tecnologias novas e o mais incrível de tudo, arrumei um trampo em Home Office por AQUI graças às issues de Vagas, cara, que sensacional. Eu espero e quero ainda retribuir tudo isso, mas por enquanto sigo estudando e seguindo cada issue e cada comentário aqui postado, vlw galera, vcs são FODA.

Ideias geram ideias

Crédito: [http://amexopenforum.tumblr.com/post/44721671431/4-steps-to-successful-brainstorming](http://amexopenforum.tumblr.com/post/44721671431/4-steps-to-successful-brainstorming) Crédito: http://amexopenforum.tumblr.com/post/44721671431/4-steps-to-successful-brainstorming

E depois do fórum, através de sugestões dos próprios usuários durante as discussões e debates, surgiram outras iniciativas na nossa organização, como por exemplo:

Iniciativas essas que têm ajudado várias pessoas a se desenvolverem como profissionais e até mesmo a conseguirem um emprego.

Crédito: [http://thebrandguysmarketing.com/brainstorming-brief/](http://thebrandguysmarketing.com/brainstorming-brief/) Crédito: http://thebrandguysmarketing.com/brainstorming-brief/

Seja aquele que pensa e FAZ

Crédito: [http://www.significadodossonhosonline.com/2013/07/frases-raul-seixas.html](http://www.significadodossonhosonline.com/2013/07/frases-raul-seixas.html) Crédito: http://www.significadodossonhosonline.com/2013/07/frases-raul-seixas.html

Sou muito fã do Raul Seixas e uma coisa que é padrão nas letras dele é o foco no PENSAR e FAZER. E tento levar isso para minha vida.

Sempre achei que as pessoas têm ideias incríveis, mas acabam se perdendo no campo dos pensamentos e se autossabotando. Em geral, isso acontece porque as pessoas têm medo da sua ideia não ser tão boa, medo de serem criticadas, medo de dar errado, medo do medo… Ou porque falta disposição para fazer acontecer.

Não seja assim! Se você tiver um ideia, especialmente uma que possa contribuir para ajudar outras pessoas e por que não… mudar o mundo? Não pense duas vezes! Coloque em prática e pague pra ver.

Não está tendo muitas ideias ultimamente? Sem problemas! Comece a participar de iniciativas de outras pessoas, como disse lá em cima, ideias geram ideias. Você sem dúvida vai se sentir inspirado e motivado, e quem sabe daqui um tempo não seja você que vai estar inspirando e motivando alguém…

It’s been so long now Since the latest reb has gone Who knows you’ll be the next To go down the history

Raul Seixas - How Could I Know